Como preparar seu cabelo para tratamento químico?

Como preparar seu cabelo para tratamento químico?

Na hora de fazer um tratamento químico nos fios, é recomendado tomar algumas medidas de preparação. Você deve, por exemplo, escolher um bom profissional ou adquirir produtos de alta qualidade. Também é preciso fazer um teste de mecha, para evitar alergias e corte químico. O que pouca gente sabe é que é essencial preparar seu cabelo.

Com os cuidados adequados, você evita a necessidade de ter que correr para reconstruir fios quebrados ou sem vidas. Seja o tratamento uma descoloração, uma tintura ou uma progressiva, algumas medidas importantes têm que ser adotadas.

Na sequência, aprenda a preparar seu cabelo para tratamento químico e tire as suas dúvidas!

Reforce a hidratação nas semanas anteriores

Mesmo com os produtos certos, pode acontecer de um procedimento “roubar” parte da água dos fios. Isso leva ao ressecamento, o que gera aquele aspecto de cabelo “espigado”. Então, a melhor forma de proceder é realizar a hidratação de maneira prévia.

Faça um cronograma para cuidar da saúde dos fios e use máscaras e tratamentos de hidratação. Eles servem para garantir que as madeixas recebam a reposição adequada, o que traz movimento e maleabilidade às estruturas. Desse jeito, o resultado é favorecido.

Faça uma reconstrução antes do tratamento químico

É comum pensar em reconstruir os fios depois que o procedimento é feito, não é? No entanto, vale a pena realizar esse processo como um meio de preparar as madeixas para o que virá.

A reconstrução ajuda, por exemplo, a garantir a integridade das estruturas e a fechar as cutículas. É principalmente uma forma de “blindar” os cabelos, o que gera máxima proteção contra os impactos negativos.

Evite a guerra de químicas ao preparar seu cabelo

Um dos maiores problemas com um tratamento químico é o risco de ele “interagir” com um anterior e causar danos ao seu cabelo. Para que isso não aconteça, o melhor é fazer a preparação para evitar essa “guerra”.

Se tiver feito algum procedimento prévio e que foi agressivo, procure retirar todos os resquícios, como com um shampoo antirresiduos. A decapagem também é uma técnica que ajuda, principalmente, a manter uma tintura de alta qualidade.

Mesmo que, na hora, o resultado não seja tão bonito, essa preparação faz toda a diferença para garantir a segurança.

Fique de olho no ciclo de lavagem

Além de tudo, é muito importante pensar no processo de lavar o cabelo. Isso acontece porque alguns tratamentos químicos, como a escova progressiva, exigem que o cabelo fique longe da água por alguns dias. Se for fazer um desses, o indicado é higienizar no dia anterior.

Em outros casos, é recomendado ficar sem lavar na véspera. Quem tem o couro cabeludo sensível, por exemplo, pode preparar seu cabelo ao deixá-lo um pouco sujo antes da tintura.

Em geral, o melhor é não lavar imediatamente antes de fazer o procedimento. Assim, você não retira a proteção natural e evita agressões desnecessárias. A exceção, é claro, existe quando a recomendação do produto diz o contrário.

Saber preparar seu cabelo para tratamento químico é essencial para acertar no resultado. Com essas orientações, fica fácil garantir que os fios fiquem protegidos e bonitos ao final!

Quer saber ainda mais sobre o segmento da beleza? Acompanhe a iBella Cosméticos no Facebook!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.